Professor Pedro em Arraiolos

web site de apoio às turmas da escola eb 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos

conceitos sexto ano


Numeramento
:
nome dado às contagens do número de fogos (um fogo corresponde a uma habitação, um lar de uma família) que foram feitas até à 2ª metade do século XIX. Através desta contagem, pouco rigorosa, poder-se-ia saber mais ou menos o número de habitantes do país.

Recenseamento
:
Um recenseamento (ou censo) é uma contagem rigorosa do número de habitantes do país, analisando vários aspectos como sexo, a idade, a profissão, as condições em que vivem. Os governos liberais (Monarquia Constitucional) da 2ª metade do século XIX promoveram estes estudos para puderem tentar dar resposta às necessidades da população (para saber onde deviam construir estradas, escolas, hospitais, etc.). O primeiro recenseamento (ou censo) da população foi feito em 1864 (2ª metade do século XIX), nesta altura Portugal tinha cerca de 3 800 000 habitantes.

Crescimento da População
:
O crescimento da população ocorre quando se verificam mais nascimentos do que mortes e quando as pessoas que saem do país são menos do que as que entram.
Na 2ª metade do século XIX a população portuguesa aumentou muito, uma vez que passaram a existir menos mortes. Na verdade, a melhoria da alimentação (por causa do desenvolvimento da agricultura), o desenvolvimento da Medicina (impedindo, por exemplo, a morte de muitos bebés) e os melhores cuidados de higiene, nomeadamente nas cidades, assim como a não existência de guerras fez com que muito menos pessoas morressem… o que provocou o crescimento da população.

Êxodo Rural
:
movimento de saída/abandono dos campos em direcção às cidades, por partes das populações de camponeses que viviam nos campos.
Na 2ª metade do século XIX, por causa da introdução das máquinas na agricultura e do aumento da população, muitos antigos camponeses vão abandonar os campos em direcção às cidades, onde procuram trabalho, por exemplo, nas novas indústrias… mas onde vão encontrar também difíceis condições de vida.

Emigração
:
trata-se da saída de população do país em direcção a países estrangeiros.
Na 2ª metade do século XIX, principalmente devido ao aumento da população que provocou o aumento do desemprego, muitos portugueses vão tentar encontrar melhores condições de vida no estrangeiro, nomeadamente, no Brasil.

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: