Professor Pedro em Arraiolos

web site de apoio às turmas da escola eb 2,3/S Cunha Rivara de Arraiolos

conceitos sexto ano


Ditadura
:
É um regime político em que não se prestam contas ao povo, existe um poder absoluto. Todo o poder está na mão de uma só pessoa, o ditador. Assim, o poder executivo não está completamente separado do poder legislativo. O uso do poder é feito pela força, o que faz com que os ditadores eliminem liberdades e direitos individuais por decreto ou omissão pura e simples.

Censura
:
Através da censura ou exame prévio, os regimes ditatoriais (vê a conceito de ditadura) controlavam o que a imprensa e outros meios de difusão de mensagens, incluindo as criativas, como as da arte (pintura, escultura, música, teatro, cinema…) divulgavam, para que não fossem postas em causa as ideias da ditadura e não fosse organizada qualquer revolta contra a ditadura.
Durante a ditadura do Estado Novo (1933-1974), a censura esteve sempre muito activa em todas as vertentes culturais. Na imprensa periódica, como os jornais e revistas (onde ficou conhecida por “lápis azul“), apagava, alterava, cortava palavras, expressões ou parágrafos inteiros, adiava ou impedia a saída de notícias…
A luta contra a censura foi feita através da Imprensa escrita, em suplementos literários ou juvenis, nas tertúlias, na imprensa clandestina… mas só a Revolução de Abril de 1974 pôs fim à censura em Portugal.

Liberdade de Expressão
: É a liberdade de poder exprimir-se, isto é, de poder falar sobre o que se quiser, defendendo as suas ideias.

Oposição Política
:
É a acção política de todos os que se opunham à ditadura do Estado Novo. Não concordando com o regime, este grupo lutava contra a falta de liberdade e contra a repressão e propunha outras soluções para o país.

Guerra Colonial
: Trata-se da guerra que decorreu entre 1961 e 1974 e que envolveu as tropas portuguesas e os movimentos de libertação de algumas antigas colónias africanas. As populações de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau pretendiam que os seus países se tornassem independentes de Portugal, mas o regime da ditadura do Estado Novo não concordava com essa ideia e, por isso, tentou combater militarmente as ideias daqueles movimentos.
A guerra colonial só acabou depois de ser derrotado o Estado Novo, com a Revolução do 25 de Abril de 1974.

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: